quinta-feira, 21 de maio de 2020

Conheça o JÚRI do PRÊMIO AEILIJ 2019!


PRÊMIO AEILIJ DE LITERATURA 2019 – Nosso Júri

O Prêmio AEILIJ de Literatura 2019 contou com um time fantástico no Júri! Foram mais de 170 obras inscritas, lidas por todos. Após as leituras houve os debates, muito ricos, até que se chegou a um consenso sobre os finalistas e os vencedores.
Acompanhe os depoimentos de nossas juradas, e conheça um pouco de sua trajetória!

* Ana Célia Goda Leitora crítica, autora e editora
Graduação e licenciatura em Letras pela PUC-SP. Pós-graduação em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC/SP e Pós-graduação em Formação de Escritor pelo Instituto Vera Cruz. Foi editora-assistente e revisora do Círculo do Livro e editora e gerente editorial na Ed. Melhoramentos por 17 anos. Presta serviços profissionais de leitura crítica, edição, redação e criação de projetos pedagógicos.

Foto: Arquivo pessoal

Recebi com alegria e gratidão o convite para ser jurada do prêmio AEILIJ.
Tenho profundo amor e respeito pela literatura infantojuvenil, pois sei, de experiência própria, como essa arte literária encantadora é capaz de ampliar o universo infantil que a criança e o jovem conhecem, e como essa “conversa” com outros mundos e com outros seres, mágicos ou não, é um ótimo caminho para se formar leitores e cidadãos conscientes, ativos e generosos. Sem falar na quantidade de amigos que os livros me deram – escritores, ilustradores, editores, tradutores, fotógrafos, designers, produtores gráficos, revisores, pessoal do administrativo e do financeiro, do estoque etc. – nos mais de trinta anos de trabalho entre os livros.
O volume de livros foi grande – um bom sinal para um prêmio tão jovem! – e a troca de ideias com as outras juradas foi muito gostosa. Tive enorme prazer em manusear e em ler a produção literária do ciclo anterior, que contou com conceituados autores, uma ótima safra de ilustradores e também com novas editoras e vozes.
Terminado o processo de avaliação, já em plena pandemia, separei um lote de livros para minhas pesquisas como prestadora de serviços editoriais (minha fonte de renda), e com todos os demais fiz com que eles seguissem sua vocação: circular!
Uma parte deles doei aos filhos e netos de cada um dos funcionários do meu prédio, para que suas crianças se divertissem durante a quarentena, aproximando-me deles; com outra parte formei uma biblioteca básica para os pequenos moradores usufruírem quando a sala kids reabrir, e outros títulos, pouco a pouco, estão ganhando a rua, quando descubro alguma criança ou jovem buscando novidade.
Assim, completei minha jornada como jurada, transformada e renovada.
Ana Célia Goda
Editora


* Gisele Urano Professora e Especialista em LIJ.

Graduação em Letras pela PUC-MG. Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil pela PUC-MG. Foi leitora e orientadora na Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais para o projeto Cantinhos da Leitura e Bibliotecas públicas. Trabalhou como professora no colégio COTEMIG.

Foto: Arquivo pessoal

Foram dois meses incríveis. Muita leitura boa, que me fez viajar sem sair de casa. Que me fez chorar, me emocionou. Que me fez sorrir, até a barriga doer. Livros que me fizeram prender a respiração, até a última página. Histórias que me fizeram voltar a ser criança. Que me lembraram como era boa a adolescência. Histórias leves ou densas. Muita qualidade, acima de tudo. Eu só tenho a agradecer por esta experiência e dizer parabéns a todos os envolvidos.
Gisele Urano
Professora e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil


Susana Ventura Autora, Mestra e Doutora em Literatura

Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela USP. Trabalhou na Biblioteca Monteiro Lobato como resenhadora e no Programa Quem Lê Sabe Por Quê. Atua como crítica de literatura para crianças e jovens e foi selecionadora de acervo LIJ para o Programa +Cultura Minc e MEC. Presta serviços de consultoria para editoras.



Foto: Gabriela Silva


Fiquei muito feliz ao ser convidada para compor o Júri do Prêmio AEILIJ neste ano. Parece-me que o Prêmio vem se consolidando como um destaque no cenário brasileiro exatamente pela capacidade de acolher e ler com acuidade livros de todo o país, com atenção para a inovação e a qualidade, com a devida atenção ao trabalho de um coletivo de editores e artistas que, sabemos, não desfrutam da tranquilidade desejada para a criação e que, mesmo assim, vêm realizando obras notáveis. Eu, que vinha observando a seleção como pesquisadora e conhecendo os premiados da edição anterior, agora tive a honra de estar do lado de dentro do processo, que foi todo conduzido com cuidado e rigor. Longa vida à Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil e cada vez mais reconhecimento ao Prêmio AEILIJ!
Susana Ventura
Escritora e Doutora em Literatura






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.