segunda-feira, 25 de abril de 2022

RESENHAS de todas as obras - vencedoras e finalistas - do V Prêmio AEILIJ de Literatura!

Nossos Jurados prepararam estas resenhas das obras mais pontuadas nesta edição do Prêmio. Boa leitura!


Texto Literário Infantil


Carona

Texto de Guilherme Karsten

Ilustrações de Guilherme Karsten

Editora Companhia das Letrinhas

Obra vencedora – Resenha de Lígia Menna

Carona é um daqueles livros encantadores que os adultos adoram ler para as crianças, que , por sua vez , adoram ver e ouvir repetidas e repetidas vezes. Nos moldes das narrativas acumulativas, em que a cada momento um novo personagem surge; com um boa dose de nonsense “ à lá” Edward Lear; com ricas ilustrações, em cores fortes e vibrantes e versos bem ritmados, Guilherme Karten compõe uma obra esteticamente rica e de pura diversão .



A África que você fala

Texto de Cláudio Fragata

Ilustrações de Maurício Negro

Editora Globo

Resenha de Mirna Pinsky

O texto lembra e celebra um dos pilares da brasilidade que é a origem africana e destaca palavras do nosso cotidiano em várias esferas, palavras provindas de idiomas africanos. Faz isso com todos os importantes elementos que facilitam a leitura de iniciantes: termos de seu universo, boa cadência e rimas, e lances de humor. Soma-se a isso o perfeito casamento do belo visual com o enredo todo em capitulares.



Os invisíveis

Texto de Tino Freitas

Ilustrações de Odilon Moraes

Editora Companhia das Letrinhas

Resenha de Lígia Menna

Nessa narrativa sensível e impecável, esteticamente rica e repleta de ritmo, texto e imagem em harmonia nos levam a refletir sobre a invisibilidade social, tema fraturante tratado com muita delicadeza para o público infantil. Tantos moradores de rua, refugiados, idosos, doentes... invisíveis aos olhos e ao coração de uma sociedade egoísta e cruel, não passam desapercebidos por um menino, cujo superpoder é ver, quando outros apenas olham. Mas há sempre uma esperança.



Só sei que foi assim

Texto de Fernanda de Oliveira

Ilustrações de J. Borges e Pablo Borges

Editora Melhoramentos

Resenha de Mirna Pinsky

A partir de canções populares, o texto, acompanhado de excelentes xilogravuras (ilustrações e vinhetas), seleciona um tema. O tema é desenvolvido, em seguida, num conto. O domínio de linguagem é sempre perfeito, inserido no universo vocabular do público-alvo, relatando uma história hilária, maluquinha por vezes e cheia de emoções.



Vidas de porcelana

Texto de Ana Rapha Nunes

Ilustrações de Ana Laura Alvarenga

Editora Duna Duetto

Resenha de Nelson de Oliveira

Mergulhadas numa atmosfera de prosa poética, mas constantemente tocaiadas pela pobreza, mãe e filha cultivam afetos e esperança, até o dia em que a filha faz um pedido quase impossível. Este belíssimo livro revela que uma vida de porcelana sempre traz esse perigo: de repente, tudo pode trincar e quebrar.



Texto Literário Juvenil


Ainda assim te quero bem

Texto de Caio Ritter e Penélope Martins

Editora do Brasil

Obra vencedora – Resenha de Mirna Pinsky

A partir de uma troca de correspondência, essa história sensível e tocante mostra uma mãe tentando construir um vínculo com a filha biológica, que foi criada pelo pai com sua nova família. O tom, tanto da mãe quanto da filha, é calibrado com esmero, prendendo o leitor e avançando com segurança e sem clichês no desvendamento dos acontecidos. Perspectiva feminista bem nos termos do Brasil de hoje e excelente construção da relação mãe-filha.



O caminho da escola

Texto de Raul Marques

Ilustrações de Bruna Assis Brasil

Editora Aletria

Resenha de Nelson de Oliveira

O autor nos oferece uma experiência ao mesmo tempo comovente e terrível, sobre os refugiados e a luta pela liberdade. Se o caminho da escola, para muitas crianças, sempre foi curto e pacífico, para outras ele pode se transformar numa extenuante aventura cheia de armadilhas, medo e morte.



Capitão Mimo

Texto de Alexandre Boide

Ilustrações de Tiago Lacerda

VR Editora

Resenha de Lígia Menna

Nessas memórias literárias, Alexandre Boide emociona seus leitores ao celebrar a amizade de Nico e seu pastor-alemão, Mimo(so), nome nada assustador para um cão de guarda. Muitos leitores adolescentes e adultos se identificarão com a infância de Nico, seu cotidiano na escola, o futebol com os amigos , as disputas de videogame , as brigas de rua e a forte ligação com seu cãozinho. Em um primeiro momento, pelo protagonista e pelas bem elaboradas ilustrações de Tiago Lacerda, pensamos ser um livro infantil, contudo, pelo tema sensível e a densidade de emoções, é adequado para o público juvenil e para todos que já tiveram um amigo cão para guardar na memória e no coração.



Medley ou os dias em que aprendi a voar

Texto de Keka Reis

Editora Plataforma 21

Resenha de Lígia Menna

Pela voz de Lola, uma campeã de natação de 15 anos, Keka Reis constrói, com muito talento, uma sensível e cativante história ambientada na década de 1990 em uma pequena cidade do interior, onde a adolescente passará suas férias sozinha, longe da mãe e do irmão, algo praticamente improvável nos dias atuais. A piscina é seu refúgio, o único lugar em que se sente inteira. Fora dela, é extremamente fechada, solitária e insegura e traz consigo muitas dúvidas e angústias, principalmente quanto à figura paterna. O leitor se emociona ao acompanhar sua jornada, suas descobertas e seu amadurecimento.



O Serviço de Entregas Monstruosas

Texto de Jim Anotsu

Ilustrações de Felipe Nero Cunha

Editora Intrínseca

Resenha de Nelson de Oliveira

São quatrocentas e tantas páginas de fantasia, suspense e humor, numa linguagem bem descontraída. O ficcionista e roteirista Jim Anotsu soube reunir fadas, faunos, bruxas, dragões e outras criaturas fantásticas num corre-corre aloprado cheio de brincadeiras metaficcionais.



Adaptação ou Reconto


A Bela e a Fera: um reconto

Texto de Sandra Trabuco Valenzuela

Ilustrações de Gabriel Pacheco

Editora nVersinhos

Obra vencedora - Resenha de Mirna Pinsky

Lindo relato do conto clássico, ornado com belíssimas figuras que remetem ao mundo em que o conto se originou. O texto é fluido, boa disposição de diálogos. O livro traz interessantes e importantes informações sobre origem, ilações e mensagem desse conto, aproximando assim o leitor dos primórdios e fontes da literatura e da escrita.



A Bela Adormecida do samba

Texto de Sonia Rosa

Ilustrações de Luciana Grether

Mazza Edições

Resenha de Nelson de Oliveira

A autora atualizada o famoso conto popular também recontado por Giambattista Basile, Charles Perrault, os Irmãos Grimm e outros, e faz isso de maneira exemplar. Nesta recente versão negro-afetiva, Bela é uma jovem passista, filha de uma Porta-Bandeira e um Mestre-Sala, no mágico carnaval carioca.



As roupas novas dos reis

Texto de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

Ilustrações de Daniel Araujo

Editora Companhia das Letrinhas

Resenha de Mirna Pinsky

Muito ágil, engraçado, irônico, crítico extrapolando para várias direções, o texto pede um visual que acompanhe tudo isso. E consegue plenamente. Ilustrações hilárias que farão o leitor sorrir ainda antes de se entranhar com o texto. Às vezes as ilustrações são algo enigmáticas e o leitor se verá inclinado a desvendar, correndo para o texto.



A serpente branca

Texto de Arievaldo Viana

Ilustrações de Jô Oliveira

Editora Globinho

Resenha de Nelson de Oliveira

O autor, poeta de cordel, adaptou com suavidade e maestria, em versos de sete sílabas (redondilha maior), o célebre conto popular recolhido pelos irmãos Grimm, no século dezenove, sobre o rapaz que conseguia compreender a fala dos animais. As ilustrações de Jô Oliveira, no estilo da xilogravura, reforçam o encanto do reconto.



A trapaça da serpente – um reconto popular africano

Texto de Sandra Bittencourt

Ilustrações de Denise Rochael

Editora Lê

Resenha de Lígia Menna

Os contos populares africanos, antes transmitidos oralmente por gerações, precisam ser mantidos, contados e recontados, como um verdadeiro patrimônio da humanidade. Silvia Bittencourt, talentosa contadora de histórias, apresenta ao público de todas as idades uma história que nos alerta que o mal, simbolizado pela serpente, é trapaceiro e fará de tudo para enganar e corromper as pessoas de “bom coração”, como a jovem desse reconto. As belas ilustrações de Denise Rochael , semelhantes a tatuagens tribais completam essa narrativa mágica, de dor e de esperança, pois :“Aquilo que está escrito em um filete d´água nada no mundo poderá apagar”



Conjunto de Ilustrações


A África que você fala

Texto de Cláudio Fragata

Ilustrações de Maurício Negro

Editora Globo

Obra vencedora – Resenha de Mirna Pinsky

O texto lembra e celebra um dos pilares da brasilidade que é a origem africana e destaca palavras do nosso cotidiano em várias esferas, palavras provindas de idiomas africanos. Faz isso com todos os importantes elementos que facilitam a leitura de iniciantes: termos de seu universo, boa cadência e rimas, e lances de humor. Soma-se a isso o perfeito casamento do belo visual com o enredo todo em capitulares.



Achou?

Texto de Aline Abreu

Ilustrações de Aline Abreu

Companhia das Letrinhas

Resenha de Lígia Menna

Achou? convida os pequenos leitores, e os adultos também, para uma prazerosa aventura lúdica em busca de animais diversos escondidos em paisagens compostas por traços delicados , uma variada paleta de cores aquareladas, ora suaves, ora mais vibrantes, com inusitados ursos e jacarés rosa; ou mesmo elefantes e folhagens azuis. A harmonia entre texto e imagem é primorosa, pois a cada pergunta sobre um animal, o leitor precisa aguçar seu olhar a procurá-lo, deparando-se com vários detalhes que enchem a vista. Um destaque especial para as formigas miudinhas que percorrem toda a narrativa de início ao fim.



Gualín

Texto de Gabriel o Pensador

Ilustrações de Gabriela Gil

Editora Melhoramentos

Resenha de Nelson de Oliveira

A ginga colorida de Gabriela Gil, meio caleidoscópica, brinca deliciosamente com a língua ao contrário (gualín) inventada pelo talentoso rapper brasileiro, que repete, agora em livro, a irreverência de suas canções. Aliás, a canção que acompanha o livro também é deliciosa.



As roupas novas dos reis

Texto de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

Ilustrações de Daniel Araujo

Editora Companhia das Letrinhas

Resenha de Mirna Pinsky

Muito ágil, engraçado, irônico, crítico extrapolando para várias direções, o texto pede um visual que acompanhe tudo isso. E consegue plenamente. Ilustrações hilárias que farão o leitor sorrir ainda antes de se entranhar com o texto. Às vezes as ilustrações são algo enigmáticas e o leitor se verá inclinado a desvendar, correndo para o texto.



Se...

Texto de Alessandra Pontes Roscoe

Ilustrações de Biry Sarkis

Editora Abacatte

Resenha de Mirna Pinsky

Engraçado, original, texto rimado e bem cadenciado, o livro reproduz perfeitamente tudo isso num visual criativo, misturando várias linguagens e universos. E a ideia do narrador em primeira “Se eu fosse inventor...” é tudo que um leitor iniciante precisa para se ligar nele. Assim, é muito apropriado, o texto todo ser em maiúsculas - facilita a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.