terça-feira, 7 de abril de 2020

Finalistas Prêmio AEILIJ - Conjunto de Ilustrações (4)

O livro de hoje é lindo demais e concorre ao prêmio de Conjunto de Ilustrações...

Motosblim – A Incrível Enfermaria de Bicicletas
Texto de Aclyse de Mattos/ ilustrações de Marcelo Velasco
Editora Entrelinhas

Motosblim conta uma história real inventada por dois meninos cuiabanos. Real, nas lembranças, e dourada pela imaginação do escritor e do ilustrador. O mundo acontece bem ali na rua, onde a turma brinca, joga bola, pedala. Mas não é qualquer rua, nem qualquer tempo. É o tempo mágico da infância em Cuiabá.
A figura central dessa lembrança é Névio Lotufo, personalidade ímpar, multifacetada e dedicada a consertar bicicletas na sua oficina Motosblim, onde também exibia filmes, e a consertar os carros antigos que ficavam estacionados pela cidade, outra alegria que Névio proporcionava à garotada.
Na rua 13 de junho se desenrola quase toda a ação: nela moram os personagens, por ela passa o mundo, ciclistas, misses e até o circo. Mas... os brinquedos, os projetores de cinema, os calhambeques de Névio e a bicicleta do menino também podem ser engolidos pela temível máquina do tempo. Eis o mistério que alimenta a narrativa.
O texto rimado, criado por Aclyse de Mattos, e as ilustrações de Marcelo Velasco, que reconstrói com talento, paixão e precisão os cenários inesquecíveis da Cuiabá dos anos 1960, nos colocam naquele tempo e lugar. E os personagens, às vezes representados com a cabeça grande, como na caricatura, trazem humor e apresentam detalhes de expressão facial e dos hábitos de cada uma deles.

A técnica utilizada para retratar tanto os cenários clássicos quanto os personagens em ação é a mesma: contorno preto, colorido com lápis de cor, garantindo uma visão ao mesmo tempo de época e de autoria infantil. É com esse ar vintage que Marcelo Velasco vem renovar a cena da ilustração infantojuvenil contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.