sexta-feira, 3 de abril de 2020

Finalistas Prêmio AEILJ: Conjunto de Ilustrações (1)

E eis um dos nossos mais votados na categoria Ilustração!


A Menina e a Planta
Texto de Marcia Paganini / ilustrações de Andréia Vieira
Editora Madrepérola

Mari passa por uma transformação inesperada: uma planta inquieta nasce no seu pé, próximo ao dedão. À medida que os dias passam, Mari vai perdendo a vontade de fazer as coisas que antes fazia com disposição e alegria, e recorre à mãe para ajudá-la.
A mãe também não entende o que se passa com a filha e, quando a trepadeira cresce a ponto de sufocar Mari, decide levá-la ao pediatra. Não é caso de tomar remédio. Para aprender a desembaraçar-se da planta, e a contê-la, Mari vai conversar com uma psicóloga.
A metáfora é um recurso eficiente e recorrente na literatura infantil para se tratar de sentimentos negativos ou de assuntos delicados. Nesta obra, a ilustração de Andréia Vieira, em técnica mista, nos coloca inicialmente no lugar da Mari. Ao virar a página, a perspectiva se amplia, e vemos a garota deitada, a trama em matelassê da coberta como a enredá-la na cama. Outras metáforas e elementos visuais agregam-se à narrativa textual para compor as cenas desta história sensível e bela, sobre autoconhecimento, transformação e renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.