IV Prêmio AEILIJ de Literatura
Finalistas em Texto Literário Infantil
Resenhas de Othoniel Siqueira
Eu nem ligo
Texto de Marcia Leite, ilustrações de Jean-Claude Alphen; editora Pulo do Gato
Neste livro, ilustrado por Jean-Claude Alphen, Marcia Leite aborda, com sensibilidade, mas sem disfarces ou meias palavras, a difícil passagem que toda criança enfrenta ao se deparar com um novo papel na vida familiar: tornar-se irmão ou irmã de alguém
*
Essa casa que é só minha
Texto de Claudio Fragata, ilustrações de Simone Mathias; editora Aletria
Assim começa a mágica: uma casa como tantas passa a ser uma casa muito especial. O olhar do menino a colore, ou mais, a inventa. Além de conhecer a história do protagonista que vive um amor não correspondido e refletir sobre o amor a si mesmo, o leitor terá a chance de montar uma “casa” só dele com a capa, contracapa e orelhas do livro. Um livro delicado e muito criativo.
*
Na casa deles
Texto de Edith Chacon, ilustrações de Priscilla Ballarin; edição independente
Esta obra oferece muitas possibilidades de interação e leituras. Por meio do dobrar e desdobrar de cada folha, de cada palavra, o leitor é convidado a brincar e percorrer uma vila poética de casas que despertam no leitor o desejo de ler, revisitar e/ou conhecer tantas outras histórias e autores fantásticos que nos habitam. Um livro-objeto que pode estar na estante de qualquer leitor. É um espaço para conviver, criar, imaginar, sonhar e ser quem somos.
*
Opa
Texto e ilustrações de Adilson Farias; Ed. Prosa Nova - OBRA VENCEDORA
Era uma vez um avô muito criativo, que era inventor de várias coisas incríveis. Ele usava um chapéu cheio de lâmpadas acesas, que representavam as coisas que ele criava e lembrava. A netinha adorava ouvir as histórias do avô, a quem ela chamava de Opa (Vô em Alemão). Certo dia ela notou que as lampadinhas do chapéu do Opa começaram a se apagar. E agora, o que será que vai acontecer? Ler Opa é navegar e, ao mesmo tempo, voar em um mundo de palavras e imagens carregadas de memórias, descobertas, esquecimentos, alegrias e tristezas, tudo iluminado com lâmpadas de poesia e amizade, delicadeza e amor.
*
Passarinhos
Texto de Caroline Carvalho, ilustrações de Ana Sanfelippo; editora Aletria
Você já observou um ninho de passarinhos? Chega um tempo em que os filhotes saem para explorar o mundo à sua volta. É o tempo de enfrentar o medo do desconhecido e partir para as descobertas que os fortalecem. Passarinhos é uma história sobre voos, medos, descobertas e sobre os segredos que só os passarinhos que vivem juntinhos são capazes de entender e compartilhar.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.