IV Prêmio AEILIJ de Literatura
Finalistas em Texto Literário Juvenil
Resenhas de Regina Ruiz
A Rainha Perdida
Texto de Ana Cristina Melo; editora Opala / Bambolê
Rei Petrus governa Aghaia, um reino dividido em distritos. Conhecemos os personagens residentes do Distrito Sete, onde todos vivem às custas de muito trabalho. Ellena, a protagonista, é deslocada para a Capital, sendo considerada uma Admitida. Lá, acredita poder encontrar um outro tipo de vida. Uma narrativa que trabalha sentimentos de medo, incertezas e esperança. Após a leitura, colocamos em reflexão nossos próprios conceitos de liberdade.
*
Birman Flint: A maldição do Czar
Texto de Sergio Piunca Rossoni, ilustrações de Karl Felippe; editora AVEC
Sergio P. Rossoni traz uma narrativa com personagens animais que, na verdade, fazem o papel de seres humanos. Birman Flint é um felino repórter empenhado em desvendar o assassinato de um camundongo, um Agente Imperial na Rudânia, local onde a narrativa é ambientada. A investigação acaba conduzindo a uma rede de intrigas que envolvem um Czar, conspirações e seitas perigosas. Entre becos sombrios e palácios, somos envolvidos em uma história de mistério e suspense. Uma trama em que animais antropomórficos nos lembram um pouco a realidade humana, quando envolta em vinganças e inveja. As ilustrações de Karl Fellipe travam um instigante diálogo com a escrita.
*
Epaminondas Goiabeira
Texto de Júlio Emílio Braz, ilustrações de Raquel Matsushita; editora Oficina Raquel
A morte do filho faz o protagonista retornar ao passado, “umas boas cinco dezenas de anos”, em plena época da Gripe Espanhola, quando, a mando do pai, foi viver na casa do tio, na tentativa de fugir da doença. Na nova residência, entre aventuras e proibições da família, ele conhece Epaminondas Goiabeira, um vizinho envolto em mistérios e que acredita estar construindo a Máquina da Felicidade. Tristezas, amizades, decepções percorrem a trama, trazendo à reflexão a pergunta: o que é realmente a felicidade?
*
Ogros
Texto de Ernani Ssó, ilustrações de Nelson Cruz; editora Aletria
Uma coletânea de cinco histórias que envolvem esses “monstros cheios de dentes”, como diz Ernani Ssó, na Introdução do livro. Encontramos reis, princesas e príncipes convivendo com ogros protagonistas, criaturas enormes, maiores do que os homens, famintos e perversos. Os traços de Nelson Cruz, em tons escuros, propiciam atmosferas sombrias e dialogam com textos que mostram os ogros como criaturas assustadoras, porém não invencíveis.
*
Três dias e mais alguns
Texto de Caio Riter, ilustrações de Laerte Silvino; Editora do Brasil
Matias é um adolescente fã de Star Wars. Ele se envolve em uma confusão no colégio e ganha uma suspensão de três dias. Para não decepcionar a mãe, não lhe conta o ocorrido. O fato é que ele acaba vivendo três dias de fortes encontros com suas próprias emoções, envolvendo amigos, família e seu amor pela colega Jaqueline.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.